Qual o percurso realizado pelos estudantes de casa até a escola? Que transporte utilizam? Quais as atitudes das crianças no trânsito? Motivada por estes questionamentos a professora Dirlene Munaretto do segundo ano, criou o projeto Educação para o Trânsito. O trabalho mobilizou as demais turmas do ensino fundamental séries iniciais e, resultou na visita a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte - FABET.
As crianças vivenciaram na manhã do dia 04 de novembro, práticas e condutas que pedestres e motoristas devem assumir o trânsito. As atividades na Mini-Cidade da FABET possibilitaram aos alunos exercer na prática aquilo que estudaram na sala de aula.
De acordo com a professora Dirlene, a educação para o trânsito pode ser entendida como uma ação para desenvolver no ser humano capacidades de relações sociais, uma vez que no trânsito as pessoas acabam interligando-se. " A gente procura plantar uma sementinha. Onde a tolerância e o respeito no trânsito devem caminhar juntos. As crianças viram na sala de aula através dos livros da Liliana e Michele Iacocca uma realidade e, na Mini-Cidade trocaram experiências. Desta forma, o aprendizado consolida-se na teoria e na prática", afirma Dirlene Munaretto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário