terça-feira, 13 de novembro de 2012

POLÍGONOS ESTUDADOS NA PRÁTICA



Traçar a circunferência, medir os ângulos, fixar os pregos na madeira foram algumas das tarefas realizadas pelas turmas da 7º e 8º série. O trabalho sobre polígonos foi coordenado pela professora de matemática, Ageni Turmena.

Para executar a atividade os estudantes traçaram uma circunferência na madeira, mediram os ângulos de 20 graus, sinalizaram os vértices e com linha de diferentes cores traçaram as diagonais. Os alunos da 7º série criaram um octógano, figura formada por oito triângulos todos eqüiláteros. A 8º série construiu um octodecágano, formado por 18 vértices, 18 lados e 135 diagonais.

A proposta da professora era dinamizar o estudo dos polígonos. “Além de formar várias formas geométricas e tornar a aula mais atrativa, um dos objetivos do exercício era não traçar mais que uma vez a mesma diagonal, trabalho que exigiu concentração por parte dos alunos” afirma Ageni Turmena.