Traçar a circunferência, medir os ângulos, fixar os pregos
na madeira foram algumas das tarefas realizadas pelas turmas da 7º e 8º série. O
trabalho sobre polígonos foi coordenado pela professora de matemática, Ageni
Turmena.
Para executar a atividade os estudantes traçaram uma
circunferência na madeira, mediram os ângulos de 20 graus, sinalizaram os vértices
e com linha de diferentes cores traçaram as diagonais. Os alunos da 7º série
criaram um octógano, figura formada por oito triângulos todos eqüiláteros. A 8º
série construiu um octodecágano, formado por 18 vértices, 18 lados e 135
diagonais.
A proposta da professora era dinamizar o estudo dos polígonos.
“Além de formar várias formas geométricas e tornar a aula mais atrativa, um dos
objetivos do exercício era não traçar mais que uma vez a mesma diagonal, trabalho
que exigiu concentração por parte dos alunos” afirma Ageni Turmena.