segunda-feira, 9 de maio de 2016

MARATONA DE CONTOS MUDA A ROTINA DA ESCOLA


A manhã da segunda-feira, dia 09 de maio, começou agitada na E.B.M. Ângelo Ary Biezus. As crianças estavam ansiosas para embarcar no ônibus e participar da programação da Maratona de Contos. Os alunos do 1º ao 3º ano se envolveram com contações de histórias, cantigas de rodas e curtas-metragens  catarinenses.

A Maratona de Contos foi dividida em dois momentos. O primeiro ocorreu no Centro Cultural Concórdia, onde os estudantes participaram da contação de histórias “O Colorido de Seus Olhos”, do Grupo Teatral Piliquinha.  É válido esclarecer que, a contação é uma adaptação da história “A Menina que Desenhava” de Marcia Hazin. Depois da contação, as turmas conheceram o Centro Cultural, isto é, visitaram o Museu Municipal e a Biblioteca Pública.

Já o segundo momento ocorreu no Memorial Attilio Fontana. Os alunos assistiram a esquete “A Cigarra e a Formiga” da Carretel Cia Teatral.  O teatro foi uma adaptação da fábula de La Fontaine e possibilitou às crianças a reflexão do trabalho do artista local. Ressalta-se que na roda de conversas, realizada após a apresentação na escola, os estudantes compreenderam que as pessoas que atuam no teatro, na dança, na música e outras linguagens artísticas são trabalhadores, como um agricultor, um médico, um dentista e devem ser respeitadas e terem seus trabalhos reconhecidos profissionalmente.

A Maratona de Contos é realizado pelo SESC- Concórdia e Memorial Attilio Fontana. Sem dúvida, o evento contribui significativamente no incentivo à leitura.

Nenhum comentário: