sexta-feira, 16 de setembro de 2016

PESQUISA HISTÓRICA E CULTURAL MOVIMENTA ESCOLA


Que tal começar o dia orando em italiano? Ou então, cantando “La Settima” ou “La Verginella”? Os alunos do 1º ao 5º ano vivem nessa manhã, dia 16 de setembro, um dia especial. As crianças ouvem histórias e canções dos tempos de outra, onde as famílias se ajudavam umas as outras e se visitavam, época que acontecia o “Filó”. A roda de conversa foi coordenada pela E.B.M. Ângelo Ary Biezus com a equipe responsável do resgate do “Filó” da comunidade de Lajeado dos Pintos, zona rural de Concórdia, SC, em parceria com o Convention Bureau Águas do Oeste Catarinense.

Ressalta-se que a roda de conversa com os integrantes do “Filó” de Lajeado dos Pintos, faz parte das ações do projeto de resgate histórico e cultural promovido pela Escola. O projeto, denominado de “II Filó Infantil” visa preservar a cultura italiana.

O “Filó” era um encontro de famílias de imigrantes italianos na casa de um dos moradores da comunidade. Nestas reuniões ocorria as rodas de conversas sobre o trabalho, oravam, cantavam em italiano, realizavam jogos (mora, o quatrilho e outros) contavam causos de visagem. Todas essas ações eram intercaladas com alimentos típicos (polenta, salame queijo, vinho, esfregolá, brodo).

Nenhum comentário: