quarta-feira, 21 de setembro de 2016

CAFÉ DA NONA APROXIMA DIFERENTES GERAÇÕES


Resgatar e compartilhar histórias de tempos passados, esse é o principal objetivo do “Café da Nona”, onde estudantes do 1º ao 5º ano irão entrevistar idosos da comunidade. A ação cultural é promovida pela E.B.M. Ângelo Ary Biezus, de Linha São Paulo. O evento ocorre em 21 de setembro às 8h nas dependências da Escola.

“Café da Nona” faz parte do projeto “Filó Infantil” desenvolvido pelo educandário desde o ano de 2015.  A proposta do projeto é aproximar idosos e crianças da cultura italiana.

Ressalta-se que a maior parte dos moradores de Linha São Paulo são descendentes de italianos. Desta forma, o resgate da cultura italiana é fundamental para preservar a história da comunidade e do município, bem como, de fortalecer a identidade dos estudantes e moradores. O projeto “Filó” busca a reflexão dos bens culturais herdados pelos descentes destes imigrantes.

É importante esclarecer que o “Café” é apenas uma das práticas pedagógicas para resgatar e fomentar a cultura dos colonizadores italianos entre os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O produto final da pesquisa será a realização do “II Filó Infantil” na casa de Valsir Santori, morador de Linha São Paulo, em 09 de novembro de 2016.

Nenhum comentário: