Transferidor,
compasso, régua, linha, tábua, tinta e pincel esses foram os materiais
utilizados pela turma do 8º ano para criarem os polígonos. O trabalho foi
organizado pela professora de matemática Ageni Turmena. O principal objetivo da
ação pedagógica era desenvolver a concentração e a compreensão da importância
da exatidão dos cálculos para fazerem os polígonos.
Conforme
a docente Ageni o trabalho proposto aos adolescentes era a construção de um
polígono com 18 lados ou vértices (octodecágono). “Os alunos tiveram que traçar a
circunferência. Mediram os ângulos de 20 em 20 graus. Depois, em cada um dos 18
vértices foi fixado um prego. Após isso, amarraram a linha em um vértice e
traçaram as diagonais com os outros vértices, sempre deixando os dois vértices
vizinhos sem ligar e assim consequentemente com os demais vértices até todas as
diagonais estarem ligadas”, afirma a professora.
A
palavra “polígono” vem do grego que significa ter muitos lados ou ângulos.
Desta forma, polígonos são figuras fechadas, formadas por segmentos de reta,
sendo caracterizados por elementos como: vértices, lados, diagonais e ângulos.
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