segunda-feira, 10 de outubro de 2016

POLÍGONOS ESTUDADOS NA TEORIA E PRÁTICA


Transferidor, compasso, régua, linha, tábua, tinta e pincel esses foram os materiais utilizados pela turma do 8º ano para criarem os polígonos. O trabalho foi organizado pela professora de matemática Ageni Turmena. O principal objetivo da ação pedagógica era desenvolver a concentração e a compreensão da importância da exatidão dos cálculos para fazerem os polígonos.

Conforme a docente Ageni o trabalho proposto aos adolescentes era a construção de um polígono com 18 lados ou vértices (octodecágono).  “Os alunos tiveram que traçar a circunferência. Mediram os ângulos de 20 em 20 graus. Depois, em cada um dos 18 vértices foi fixado um prego. Após isso, amarraram a linha em um vértice e traçaram as diagonais com os outros vértices, sempre deixando os dois vértices vizinhos sem ligar e assim consequentemente com os demais vértices até todas as diagonais estarem ligadas”, afirma a professora.


A palavra “polígono” vem do grego que significa ter muitos lados ou ângulos. Desta forma, polígonos são figuras fechadas, formadas por segmentos de reta, sendo caracterizados por elementos como: vértices, lados, diagonais e ângulos.

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