segunda-feira, 21 de março de 2011

PROJETO CONHECENDO CONCORDIA



Como estudar a história de Concórdia de forma dinâmica? Qual a melhor forma de propiciar a identificação dos elementos culturais nos estudantes? De que maneira atrair atenção das crianças para o processo de povoação, colonização e emancipação do município? Na busca de responder estas indagações, a professora Dirlene Munaretto criou o Projeto Conhecendo Concórdia, que resultou na visita das turmas do 3º e 4º Ano ao Museu Histórico Hermano Zanoni, ao Memorial Attilio Fontana e a Praça Dogello Goss na manhã do dia 21 de março.

A principal idéia do projeto é que os alunos conheçam in loco a história, ou melhor, os lugares que preservam a memória do município. Desta forma, a professora Dirlene elaborou um roteiro com os locais que guardam os registros da trajetória do município. “Primeiro eu e a professora do 4º Ano, trabalhamos alguns aspectos históricos de Concórdia. Depois eu optei em fazer o projeto para que as crianças conhecessem os espaços, que são referência em termos de história e de cultura na prática, ou seja, indo até eles”, conta Dirlene.

Desta forma, os estudantes iniciaram o passeio cultural pelo Museu Histórico, onde encontraram potes de cerâmica, urna funerária indígena, tamanco de madeira, relógio do início do século XIX. Já no Memorial Attilio Fontana, os alunos conheceram a trajetória do empresário e político Attilio, bem como, a história da empresa Sadia. Para encerrar o roteiro, as crianças foram conhecer na Praça Dogello Goss as árvores tombadas como patrimônio histórico do município.

Nenhum comentário: